domingo, 7 de outubro de 2012

Haroldo Lobo em 78 rpm - 124 Sambas

Haroldo Lobo
Haroldo Lobo nasceu em 22/07/1910 no Rio de Janeiro, em meio a uma família de músicos. O pai tocava flauta e violão e o irmão era baterista e compositor. Ainda jovem estudou teoria musical e solfejo e aos 13 anos de idade já compunha alguns sambas para um pequeno bloco carnavalesco chamado Bloco do Urso.

Haroldo Lobo foi um dos mais expressivos compositores de musica carnavalesca em sua época. Não há quem não conheça pelo menos um trechinho da marchinha "Ala lá ô" ou os versos "Tristeza por favor vá embora". Compôs muita coisa. Entre o ano de 1934, quando teve sua primeira música gravada por Aurora Miranda (parceria com Donga e referência à revolução constitucionalista que tomava o Brasil na época) e 1965, ano em que teve seu último samba gravado (o samba Tristeza, na voz de Jair Rodrigues) emplacou sambas de sucesso em praticamente todos os carnavais. Gravar seus sambas carnavalescos era garantia de sucesso pros cantores da época. Entre as grandes vozes que gravaram Haroldo Lobo estão Francisco Alves, Carlos Galhardo, Ciro Monteiro, Jorge Veiga, Dalva de Oliveira, Linda Batista, Araci de Almeida... uma lista enorme que poderia se estender bastante. Entre os parceiros destacam-se Milton de Oliveira, talvez o parceiro mais constante, Wilson Batista e Benedito Lacerda.


Os números chegam a 453 músicas gravadas sendo mais de 300 compostas especialmente para o carnaval. Fiz uma seleção apenas com o sambas de Haroldo Lobo. Excluí as marchinhas, senão era muita coisa. A coletânea abaixo contém 124 gravações em 78 rpm, divididas em dois volumes. Divirtam-se com as brasas do Haroldo.

DOWNLOAD COLETÂNEA HAROLDO LOBO
PARTE 1
PARTE 2


.

3 comentários:

samuca62 disse...

Vinícius, tudo bem que as marchinhas não tenham sido incluídas porque ficaria muita coisa. Mas é justamente uma marchinha de Haroldo Lobo que eu estou procurando na web sem sucesso: chama-se "Acho-te uma graça", parceria com Benedito Lacerda e Carvalhinho, gravada pelo locutor radiofônico César de Alencar em dueto com Heleninha Costa na Sinter, disco 00-00.121-A, matriz S-258, lançado em janeiro de 1952 e que foi grande sucesso nesse carnaval. Se você tiver o áudio em mp3 dessa marchinha, envie-me para meu email: samafil@bol.com.br. Se puder me atender agradeço. SAMUEL MACHADO FILHO - Ribeirão Bonito, SP.

Vinicius Leandro Terror disse...

Samuel, essa eu tb não tenho... Sei que faz parte da trilha do filme Carnaval Atlântida de 1952.

Eliel disse...

Maravilha esse blog! Muito obrigado!