quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Aniceto da Portela 100 anos


O PCRV Terra Brasileira preparou uma bela roda para homenagear o grande Aniceto José de Andrade, o "Aniceto da Portela" que  chegaria ao centenário nesse próximo domingo (12/08) se ainda estivesse entre nós. O endereço é esse abaixo:

NÚCLEO DOS FERROVIÁRIOS
Rua Dr. Almeida Lima, 462 - Brás - São Paulo-SP
(Lado direito da Estação Ferroviária do Brás)

Aniceto era o mais velho dos "Irmãos Andrade" (Manacéa era o mais novo e Mijinha o do meio). Nasceu em 12 de agosto de 1912 em Pedra do Guaratiba e ainda bem moço chegou à Portela, apresentado pelo amigo Cláudio Bernardo. Trabalhou e se aposentou como fundidor na Cedae. Aniceto se casou com Dona Zizi (Elazir da Silva de Andrade), com quem teve três filhos (Juracema, Jorge e Maria). Após o casamento, afastou-se por algum tempo da escola, voltando a partir de 1970, como integrante da recém criadaVelha Guarda da Portela, participando da gravação do antológico LP Portela Passado de Glória em 1970.

Aniceto compôs lindos sambas como "Eu perdi você", "Desengano" e "Madrugada". Abaixo você ouve na voz de Clara Nunes o que pra mim é o mais bonito de seus sambas:

Quem me ouvir cantar
(Aniceto José de Andrade)


O pessoal do Terra Brasileira preparou uma seleção com todos os sambas conhecidos do Aniceto (que não são muitos, infelizmente). Pra baixar é só clicar no link abaixo:





Fonte: 
A Velha Guarda da Portela (João B. Vargens e Carlos Monte)
PCRV Terra Brasileira
.

3 comentários:

rafael c. disse...

cacetada, vinicius. essas gravações caseiras são de arrepiar. imagina a quantidade de fitas k7 com gravações lindas que não existem por aí? precisamos de um acervo completo com essas fitas.

Vinicius Leandro Terror disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius Leandro Terror disse...

Bom demais, né não Rafael? Ouve aí e se puder apareça pra cantar com o pessoal do Terra Brasileira. Com certeza será uma linda homenagem... Aliás, foram eles que disponibilizaram esse áudio!
Abração!