Foram para mim, horas diferentes
Quando eu me senti em plena liberdade
Tudo que eu trazia no meu pensamento
Era ter você só por um momento
E muito mais você me deu
E me fez passar um tempo precioso esquecido
E eu só andava pelas noites mais escuras
Me escondendo do perigo
Só depois quando acordei
Aí que eu me lembrei que era o 21
E andava procurado, tinha meu nome marcado
Não era um homem comum
Mas ficou aquele dia que me deu tanta alegria
Me marcando muito mais que a ferro e fogo
Às vezes, meu amor, fico pensando
Se a vida não tivessse me dado esse jogo
PS: Lá no Couro do Cabrito, numa postagem sobre esse samba encontrei nos comentários a seguinte história:
21 é um presidiário que ganha um dia de indulto e o usa para encontrar a amada, isso deixa a música ainda mais incrível. Confere ?
Quase, caro Hélio. Na verdade não se sabe com certeza se o 21 está em cana, mas sim que está fugido - e procurado - e vive "horas diferentes" com a amada. Paulinho certa vez disse que antigamente alguns sambistas se chamavam pelo número, não pelo nome e revelou que o "21" da música é um sambista imaginário; alguém que nunca existiu, vejam só.
Arthur Tirone
.
3 comentários:
Vejam esse trecho de uma entrevista de Paulinho da Viola sobre o assunto (retirada de: http://almanaquebrasil.com.br/personalidades-musica/8628-paulinho-da-viola.html):
"Fiz o samba 21 [Um Certo Dia para 21] assim, observando um cara, na Portela. Claro que tem um pouco da fantasia, mas é o resultado de observar. A gente devolve isso um pouco como cronista. Você quer ter um pouco essa pretensão, porque se sensibiliza com coisas que outros não estão muito ligados. Tudo isso talvez vai sensibilizando e fazendo com que você tenha um sentimento maior que essa carência nossa toda. Que já não é uma coisa pessoal, de um, de outro, que eu reconheço que é uma coisa humana, que pertence a todos [sobre a solidão]".
Bras hein mano... depois se tiver o link da entrevista manda pra gente!
Então, o link da entrevista é aquele mesmo que comentei no início da mensagem: http://almanaquebrasil.com.br/personalidades-musica/8628-paulinho-da-viola.html
Muito boa, por sinal.
Abraços.
Postar um comentário