quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Paulo da Portela concorre a titulo de maior personalidade dos 80 anos de desfile das escolas de samba

O jornal Extra lançou recentemente um concurso com a audaciosa missão de escolher a maior personalidade dos 80 anos de desfiles das escolas de samba cariocas, comemorados em 2012. Na lista, nomes que marcaram os desfiles desde 1932 até os dias de hoje: Dona Ivone Lara, a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores de uma escola; Jamelão, um dos maiores intérpretes de samba enredo de todos os tempos (da época em que o samba enredo era interpretado e não gritado como hoje...) e Cartola, que dispensa apresentações... Outros ficaram de fora, como o grande Silas de Oliveira, tido como o maior compositor de sambas enredo que já existiu para dar lugar a Joãozinho 30 e Fernando Pamplona, duas figuras que pouco tem a ver com o samba propriamente dito...

Dentre os diversos nomes da lista, destaca-se o de Paulo da Portela, se não o maior, com certeza o mais importante de todos os sambistas cariocas. Praticamente esquecido em tempos onde o carnaval já não é mais uma festa do povo, dos sambistas ou das escolas de samba, Paulo merece esse premio por tudo o que fez pelo samba em uma época onde a figura do sambista não era bem vista pela sociedade. Paulo tirou o samba da "marginalidade" e o inseriu com grande êxito na sociedade. Chegou a reunir uma multidão estimada em 100 mil pessoas para recebê-lo quando ganhou o titulo de "Cidadão Momo" em 1936 (Ouça a história nesse documentário, aos 26:30 min).


Portanto, vamos votar no mestre Paulo antes que o Joãozinho 30 ganhe essa parada! Nos dias de hoje, ver Paulo da Portela eleito é a maior, talvez a única alegria que um sambista pode ter no carnaval!





.

Nenhum comentário: