quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Aniceto, Mijinha e Manacéa: O samba em família

Aniceto
Durante os anos de glória da Portela, um trio da pesada fez história por lá. Os irmãos Aniceto, Mijinha e Manacéa são hoje lembrados por suas melodias e seus belos versos que ficaram gravados na memória do samba, enchendo de glória a história de Oswaldo Cruz.

Aniceto José de Andrade era o mais velho. Nasceu em Pedra de Guaratiba, RJ em agosto de 1912. Foi casado com Dona Zizi, com quem teve três filhos e trabalhou como fundidor até se aposentar. Quando se casou afastou-se da Portela por alguns anos, voltando a frequentar a escola a partir da formação da Velha Guarda da Portela em 1970. Nesse ano gravou com a Velha Guarda o antológico Portela Passado de Glória, disco de estréia do grupo produzido por Paulinho da Viola. Na ocasião interpretou seu samba "Desengano". 

Também participou da gravação do programa Ensaio da TV cultura gravado com a Velha Guarda da Portela em 1975. "Quem me ouvir cantar", "Madrugada" e "Eu perdi você" são outros sambas de sucesso de Aniceto. Aniceto da Portela faleceu em julho de 1982.

Mijinha
O irmão do meio era Bonifácio José de Andrade, que não gostava do nome de batismo e passou a se apresentar com o nome de José Augusto de Andrade, nome usado para se registrar na União Brasileira de Compositores. Mas era conhecido mesmo como Mijinha. Era grande amigo de Alberto Lonato com quem andava pelos bons redutos de samba do Rio de Janeiro. Dizem que era um grande boêmio e chegou a vender alguns sambas pra sustentar a farra... É autor de "Chega de padecer", samba interpretado por Armando Santos no disco de estréia da Velha Guarda e "Sentimento", talvez seu samba mais conhecido, gravado por Paulinho da Viola.

O caçula Manacé José de Andrade, o Manacéa, era talvez o mais conhecido dos três irmãos. Nasceu em 1921 e com cinco anos de idade chegou a Oswaldo Cruz, onde viveu até falecer em 1995. Compôs grandes sambas enredo para a portela nos anos 40 e 50, como "Brasil de Ontem", samba de 1952, seu ultimo ano como compositor de sambas enredo, quando passou o bastão a Candeia e Altair Prego. Mas não se afastou-se da escola, sempre frequentando as reuniões de amigos, compondo sambas de terreiro... Em 1970, com a criação da Velha Guarda passou a exercer, de maneira informal, uma função de lider do grupo. Era o grande conselheiro dos amigos, fiscalizava as bebedeiras antes das apresentações, chegando até a suspender alguns integrantes que abusassem da bebida. Era uma espécie de 'Ministro da Justiça' do grupo. Foi pela voz de Cristina Buarque que Manacéa nos foi apresentado. 

Manacéa
Em 1957 teve sua primeira musica gravada. O samba "Minha querida" foi lançado no LP 'A vitoriosa Escola de Samba Portela'. Foi pela voz de Cristina Buarque que Manacéa se tornou mais conhecido. Em 1974 ela gravou o samba "Quantas lágrimas" que logo se tornou um grande sucesso. Dois anos depois Cristina gravou mais dois sambas de Manacéa: "Carro de Boi" e "Sempre teu amor". Em 1994, Cristina grava no disco "Resgate" uma sequência com os sambas "Amor Proibido" (Manacéa), "Eu perdi você" (Aniceto da Portela) e "Adeus eu vou partir" (Mijinha e Chico Santana), um samba de cada irmão. 

Manacéa participou de todos os discos da Velha Guarda: "Portela, passado de glória" (1970), "Doce Recordação" (1986), "Homenagem a Paulo da Portela" (1988) e "Tudo Azul" (2000). Também participou do Programa Ensaio produzido pela TV Cultura em 1974 e do disco "História das Escolas de Samba - Portela" produzido pela Marcus Pereira em 1974.

Abaixo, segue o link para uma coletânea com aproximadamente 40 sambas desse trio portelense que fez história! É só clicar e baixar!

Acompanha encarte com as letras




.

9 comentários:

Elluiza disse...

Fiquei mt feliz com essa História, sou Portelense e não sabia que os tres eram irmãos! Muito bom, e spo msamba bom, vou baixar os 40 sambas. Obrigada!

Vinicius Leandro Terror disse...

Pode baixar com fé Elluisa, que só tem brasa! E salve nossa querida Portela!

RODRIGO disse...

COMO FAÇO PRA BAIXAR VINICIUS ??
TÁ APARECENDO A SEGUINTE MENSAGEM...

Permissão negada.
Este ficheiro tem sido identificada como um trabalho de direitos de autor protegidos e não pode ser distribuído utilizando MediaFire.

aBÇO !!!

Vinicius Leandro Terror disse...

Tá rolando isso em alguns links do media fire... Amanhã vou colocar no 4shared.

Batendo um Bolão.Net disse...

Olá! já postou no 4shared?

Carlos Carioca disse...

Cara....parabéns pelo seu blog. Um verdadeiro tesouro na história do verdadeiro samba. Estou baixando o que posso aqui ! Vou divulgar no meu blog em breve.

Vinicius Leandro Terror disse...

Salve Carlos! Muito obrigado pelo comentário amigo! Depois deixa o endereço do seu blog.
Abração

Beto Passos disse...

olá, bom dia! esse link no SendSpace tá baixando um .exe e não o arquivo .rar.... vlw!!! obg!!!

Vinicius Leandro Terror disse...

Beto, se você reparar, logo abaicxo do botão de download aparece uma opção que você deve desmarcar pra não baixar esse exe.