quarta-feira, 8 de junho de 2011

Projeto Puxando Conversa

Valter Filé, coordenador do projeto
É com grande alegria que inauguro uma nova coluna aqui no Receita. A partir de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o Projeto Puxando Conversa. Coordenado pelo professor da UFFRJ, Valter Filé, o Puxando Conversa é um projeto de memória da cultura popular que atua no registro e divulgação das histórias do samba e do cotidiano popular, contada por seus cronistas oficiais: os compositores. A idéia é registrar em vídeo a obra, a maneira de compor, a relação com os parceiros e com a vida, desses compositores, muitos deles praticamente no anonimato. Ao todo são 27 vídeos.

Segundo Valter, tudo começou com a gravação de um programa sobre o bairro de Mesquita, na TV Maxambomba (TV independente que atuava na região da Baixada Fluminense). Entre os moradores do bairro estava Romildo, um pernambucano cheio de cantigas que, segundo um amigo e parceiro, havia trazido do nordeste ritmos - o coco, a embolada, o baião, o frevo - que se encontraram com o samba carioca. Foram registradas em vídeo, quatro horas de pérolas. Esse ilustre “desconhecido” tinha dezenas de músicas gravadas e entre os importantes interpretes, ele se orgulhava de ter levado, pela primeira vez na historia da música popular brasileira, uma mulher ao topo das vendas no Brasil. Era Clara Nunes com sua música “Contos de areia”. Uma semana após as nossas gravações em vídeo, Romildo falece, aos 47 anos de idade. Era o ano de 1990.

Uma das primeiras rodas do Puxando Conversa, com a participação de Catoni e Norival Reis

Romildo impressionou de tal forma que os organizadores seguiram gravando outros compositores sem saber bem o que fazer com o material. O projeto só tomou a forma atual em 1998, quando passaram a lançar os vídeos em rodas de samba mediadas pela linguagem audiovisual. Dentres os diversos compositores registrados pelo Puxando Conversa estão Wilson das Neves, Catoni, Wilson Moreira, Monarco, Norival Reis, Noca da Portela e muitos outros, alguns mais, outros menos conhecidos... Prepare-se boas sessões de bate papo e muita musica com importantes nomes do nosso samba. 

Você pode acessar as postagens sobre o Puxando Conversa clicando em "Categorias" bem alí no menu à direita ou pela página "Puxando Conversa" no menu localizado logo abaixo do logotipo do Receita de Samba!

Deliciem-se com essas receitas!


Nenhum comentário: