quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Conjunto Folclórico da Bahia - Viva a Bahia, Vol. 2

Esse disco de 1968 é resultado do trabalho idealizado pela baiana Emília Biancardi, etnomusicóloga especializada na música brasileira, com ênfase naquelas ligadas a festas, rituais e folguedos, como a capoeira, o candomblé, o maculelê, o samba de roda. Ela foi a responsável pela criação do grupo Viva a Bahia que se apresentou pela primeira vez em 1963, na semana da música, como o primeiro grupo parafolclórico do Brasil.

Ouça a Faixa 2 - Samba de Roda

Com coreografias encenando a puxada de rede, o maculelê, o candomblé e a capoeira, inspirados nos passos originais dessas manifestações o grupo unia teatro e musica na divulgação do folclóre baiano. Para a construção do espetáculo foram chamados mestres portadores de conhecimento sobre cada uma dessas tradições: Mestre Popó (José de Almeida Andrade, de Santo Amaro), para o maculelê; Negão Doni (Gilberto Nonato Sacramento), Dona Coleta de Omolu (Clotildes Lopes Alves) e Seu Edson (Edson Santos) para o candomblé; Mestre Acordeon (Ubirajara de Almeida) e Camisa Roxa (Edivaldo Carneiro dos Santos) para a capoeira. 

Segundo o site do Acervo Origens, o interessante é constatar que os grupos contemporâneos de capoeira trazem o maculelê, a puxada de rede e o samba de roda em suas práticas. Diz-se que a inclusão desses temas no universo da capoeira se deu justamente em função dos espetáculos montados por Emília Biancardi e pelo grupo Viva Bahia. Pode-se dizer, então, que o grupo criou uma tradição, a de agregar o maculelê, o samba de roda e a puxada de rede aos rituais da capoeira.

Em 1968, o espetáculo foi gravado em disco no Teatro Castro Alves, em Salvador e apesar da baixa qualidade da gravação (feita em mono), o disco é um registro histórico para de grande importância para a musica brasileira.

Fonte: Acervo Origens


1- Candomblé de kêto (Adapt. Por Maria Rosita Salgado Góes)
2- Samba de roda (Adapt. Por Maria Rosita Salgado Góes)
3- Capoeira (Adapt. Por Maria Rosita Salgado Góes)



.

Nenhum comentário: