quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A Escola do Samba

Desfile do Clube dos Fenianos, 1913
O carnaval é hoje uma das festividades mais famosas do mundo, símbolo da cultura brasileira e que há muitos anos adotou o samba como sua trilha sonora fundamental e inseparável. Se por um lado, ao final do século 19 o carnaval era brincado ao som de chulas de palhaço, polcas, valsas, marchas e até óperas – a primeira música composta exclusivamente para o carnaval foi “Flor do Sereno” em 1885, muito tempo antes do surgimento das escolas de samba, ou mesmo do próprio samba – hoje carnaval e samba soam quase que como uma palavra única, ou um pleonasmo…


As escolas movimentam cifras exorbitantes, nunca se viu tanto dinheiro envolvido em uma Escola de Samba. Os desfiles são luxuosos, com alegorias faraônicas idealizadas pelos carnavalescos mais conceituados…  Parece que as Escolas estão com força total!

Desfile Império Serrano 1969
Mas e o samba? O samba meu caro amigo, ficou esquecido no meio de tanto dinheiro. O Sambista então, nem se fala. O carnaval, infelizmente não tem mais ligação alguma com o samba. Antigamente o sambista tinha um compromisso com a escola, tinha que compor samba o ano inteiro, tinha até avaliação criteriosa pra entrar na ala de compositores… Tinha que saber fazer samba. Hoje dizem que você vai nas quadras fora do carnaval e o funk come solto, uma pena.

Quem são hoje os grandes compositores da Portela, Império, Salgueiro, Mangueira? Quais os grandes sambas de enredo marcaram nossa memória nos últimos 20 anos? Tem vez que junta quase dez cabeças pra compor um único samba… Parece até bolão da Mega Sena! E quando sai uma letra aceitável não adianta nada… é uma correria danada que nem dá pra entender.

Desfile Atual
Mas a história do samba está intimamente ligada à das Escolas. Foi nas Escolas que o samba tomou forma, ganhou suas particularidades, onde se cantava samba de partido alto, samba de terreiro e mais tarde o samba enredo no carnaval… E é pra contar essa história que inauguro a sessão “A Escola do Samba”. A partir do mês de outubro,  uma escola será homenageada aquí no blog, apresentando seus compositores, grandes sambas de terreiro e de enredo, videos e o que mais der na telha…



Portanto, dêem sempre uma conferida na aba "Escola do Samba" logo abaixo do título do blog!

.

Um comentário:

Raul Akira Hori disse...

as escolas de hoje só pensam nisso $,eu desfilo pela jovem do santos e eu não consigo sair da escola por causa da BATERIA.
e tão triste ver a portela do jeito que tá,mangueira,império serrano e estácio de sá celeiros de bambas,e um portelense não saber quem é paulo da portela é foda,não saber quem é um cartola. infelizmente nossa cultura sendo esquecida