quarta-feira, 25 de agosto de 2010

No Tempo de Noel Rosa - Rádio Tupi 1951

...

Entre abril e setembro de 1951 a Rádio Tupí do Rio de Janeiro apresentou uma série de programas contando a história do grande Poeta da Vila. Narrados por Almirante, jornalista e cantor que conviveu de perto com Noel, os 21 programas da série intitulada "No Tempo de Noel Rosa" contam em detalhes a vida e obra deste que foi um dos maiores gênios da nossa música, responsável por inovações que mudaram por completo os rumos de nossa musica, em especial do samba.

Noel foi um grande letrista, e trouxe para as nossas canções a beleza e genialidade de letras hora bem humoradas, hora com aquele clima de dor de cotovelo... Às vezes Noel escrevia coisas que nossos ouvidos custavam acreditar que aquilo poderia virar musica nos devaneios de um compositor... Coisas como "coração, grande órgão propulsor, tansformador do sangue venoso em arterial...". Enfim, coisas de Noel, que você vai poder conferir aquí no receita até dezembro, quando nosso querido Poeta completaria 100 anos.

Todos os programas foram gravados ao vivo, com duração média de 30 minutos, com orquestra regida pelo Maestro Carioca e o Regional de Claudionor Cruz.

Os arquivos aqui disponibilizados foram retirados do site da Rádio USP, reunidos em um especial do programa "Memória" apresentado por Milton Parron. Os programas foram condensados em blocos diferentes dos originais, agora com cerca de uma hora de duração, totalizando 11 capítulos, com três blocos de duração cada e que serão disponibilizados aqui a partir de hoje.

Ouça nesse primeiro programa:

Os Turunas da Mauriceia e o ambiente melódico que precedeu o surgimento do Bando dos Tangarás onde Noel Rosa despontou para a fama, ao lado de Almirante. O conjunto Flor do Tempo e o Bando de Tangarás.

Músicas:

O X do problema (Aracy de Almeida)
Minha Viola (Noel Rosa)
Palpite infeliz (Aracy de Almeida)
Queixumes (Onéssimo Gomes)
Malandro medroso (Noel Rosa)
No baile da flor de lis (Aracy de Almeida)

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3



2 comentários:

EgroJunior disse...

Muito legal a iniciativa de vocês, parabéns !

Vinicius Terror disse...

Valeu velho! Seja bem vindo!