
Hoje falarei um pouco sobre a grande rainha do samba, que surgiu como um furacão com sua voz única, com aquele timbre que até hoje ainda não ouví igual... Coisa linda é Clementina de Jesus! Se Xangô da Mangueira era o samba em pessoa, Clementina era a África!
Clementina era filha de rezadeira. Foi com sua mãe - que escapou da escravidão pela Lei do Ventre Livre - que aprendeu a entoar seus lamentos em forma de canto... O "canto de trabalho", os jongos e ladainhas faziam parte de seu dia a dia desde menina. Ainda tinha o pai, que era capoeirista e violeiro...
Aquela menina, nascida em Valença, RJ, a 7 de fevereiro de 1901, neta de escravos, não teve vida fácil e levaria exatos 63 anos para ser reconhecida por seu canto... Um canto que trazia na sua alma a lembrança dos avós paternos entoando cantos bantos, de sua mãe, Dona Amélia, lavando roupas no córrego, cantando hinos de igreja e canções aprendidas com os negros mais velhos, gente do jongo, caxambu...
Ouça Clementina, Geraldo Filme e Doca cantando o canto dos escravos:
Clementina, que trabalhou a vida toda como empregada doméstica, chegou a contar que sua patroa, ao ouvi-la cantar um verso ou outro enquanto batia roupa no tanque, perguntava: "você está cantando ou miando?"
Transcrevo aquí um trecho do texto de Lena Frias, extraído do box lançado pela petrobrás em comemoração aos 100 anos de clementina, em 2001. O texto relata um dos momentos mais importantes da musica brasileira... Finalmente o canto de Clementina era do povo!
"Lá no alto, dentro da igrejinha centenária, Nossa Senhora da Glória, a Yemanjá dos pretos, recolhia as homenagens de sua data votiva, 15 de agosto, entre preces e cantos sacramentais. Na base do outeiro a escrita, porém, era outra: o partido alto corria solto. Samba só, não. Era jongo, era caxambú, era curimá, era lundú, era de um tudo. A devota Clementina de Jesus, católica e misseira desde o nascimento, ao pé da capelinha de Santo Antônio de Carimbita, na Valeça rural do início do século, puxava de dentro do peito o muito que sabia, hinos terrais para homenagear a santa. Salve, rainha! Odoia! Odô-fê-iabá!

Então Nossa Senhora da Glória reconheceu a hora e a vez e guiou para aquele lugar de musica em estado puro os passoa do moço artista, cujos cabelos encaracolados lembravam São João Menino no estandarte das folias (...) O compositor, produtor cultural, sobretudo poeta, Hermínio Bello de carvalho vinha da prais, reinado de Yemanjá. E de repente, puxado pelo canto ao mesmo tempo antigo e inédito da "Nega Véia", pela voz algo áspera, de timbre único, jamais antes escutada, viu-se encantado na Taberna da Glória, no bairro de mesmo nome, templo profano onde ocorria a festa forra em honra da Senhora do Outeiro."
A partir daí, Clementina ganhou nossos corações e o mundo! Levou seu canto à Europa, encantou o imperador da Etiópia, a quem teve de conceder uma dança em um jantar na casa de um embaixador...Mas Clementina nunca perdeu sua simplicidade, continuava morando em sua casinha em Acarí. Ela mesma dizia:
"Continuo a mesma, moro na mesma casa há 15 anos e adoro cozinhar. Agora, é claro que aconteceram coisas na minha vida que eu nunca tinha sonhado, como ir a Paris ou andar de avião"
É tia Clementina, andar de avião foi um simples detalhe...
.
.
Fiz uma coletânea com algumas da interpretações da Clementina que mais gosto. Espero que gostem também! Bom apetite!
01 - Partido Clementina de Jesus (Candeia) Do disco "Clara Nunes - As Forças da Natureza" de 1977
02 - Piedade (Folclore) Do disco "Clementina de Jesus" de 1966
03 - Orgulho, Hipocrisia (Paulo da Portela) Do disco "Clementina de Jesus" 1966
04 - Mulato Calado (Benjamin B. Coelho e Marina Batista) Do disco "Rosa de Ouro Vol.2" de 1967
05 - Saudosa Mangueira (Herivelto Martins) Do disco "Fala Mangueira" 1968
06 - Estácio, Mangueira (Folclore) Do disco "Gente da Antiga" de 1968
07 - Na linha do mar (Paulinho da Viola) Do disco "Marinheiro Só" de 1973
08 - Madrugada (Antônio Mota e B. Miranda) Do disco "Marinheiro Só" 1973
09 - Moro na roça (Zagaia e Xangô) Do disco "Marinheiro Só" 1973
10 - Barracão é seu (Folclore) Do disco "Clementina de Jesus" de 1966
11 - Dois jongos - Pica Pau/Carreiro Bebe (Folclore) Do disco "Clementina de Jesus e Carlos Cachaça 1976" 12 - Ajoelha (Batelão e Silvio) Do disco"Clementina de Jesus e Carlos Cachaça 1976"
13 - Quando a polícia chegar (João da Bahiana) Do disco "Clementina" de 1979
14 - Embala eu (Albaléria) Do disco "Clementina de Jesus e Convidados" de 1979
15 - Cocorocó (Paulo da Portela) Do disco "Clementina de Jesus e Convidados" de 1979
16 - Sonho Meu (D. Ivine Lara e Délcio Carvalho) Do disco "Clementina de Jesus e Convidados" de 1979
17 - Nasceste de uma semente Do disco "Rosa de ouro vol.1" de 1965
O 4 shared está pedindo para fazer login antes de baixar os arquivos:
Login: blogreceitadesamba@yahoo.com.br
Senha: samba2012
Quer mais Clementina? Já sabe, é só clicar nos discos abaixo e fazer o download!












4 comentários:
o link está corrompido, podes concertar?
Pessoal, esse eu vou ficar devendo. Parece que o 4shared apagou o arquivo da minha conta e eu não tenho mais ele.
Algué, POR FAVOR??? Essa seleção de músicas tá SHOW!!!
Que pena! Tem alguma dica de onde conseguir??
Postar um comentário